Estava eu, Miss Barbie Martini, entediada aqui por casa quando me iluminei e decidi pesquisar "Mitos e Tradições sobre a Gravidez" na web.
O resultado (estapafúrdio, diga-se) é o que apresento em seguida.
Lamento, em dias de tédio, não á quem me aguente =P
MITO - Pode mesmo prever-se o sexo do bebé?
Existem muitas versões acerca deste assunto: se a barriga for perfeitamente arredondada será rapaz, se estiver esticada para a frente, então é rapariga.
Outra teoria: se o bebé estiver no alto ventre é rapaz, enquanto se estiver mais descaído, será rapariga.E outra: teoria do pêndulo: se o pêndulo se mover no sentido dos ponteiros do relógio é rapaz, se for em sentido contrário é rapariga.
Última: o teste da agulha. Consiste em fazer pairar sobre a palma da sua mão uma agulha com fio. Segura (ou alguém por si) no fio e, entre o polegar e o indicador vamos 'subir e descer' a agulha 3 vezes e, à 3ª vez deixamo-la cair (segura pelo fio). Se a agulha descrever uma linha diagonal em movimento é rapaz, se for em círculo é menina.
(Bem, 'teorias' à parte, e independentemente daquilo em que acredita, terá sempre na pior das hipóteses, 50% de probabilidade de estar certa!)
TRADIÇÕES - Roupas para o parto:
- Nas ilhas Trobiend (Oceânia), as mulheres primíparas vestiam-se com um atavio (WHAT?!) especial (Saykenho), formado por uma saia lisa e branca, e por uma larga capa feita com fibras vegetais.
- Nas Astúrias (Espanha), uma vestimenta muito parecida também era utilizada. As corozas eram mantos de junco utilizados pelas mulheres que iriam dar à luz. Estas, acompanhadas unicamente por familiares próximos (só mulheres), eram deitadas sobre o leito e acendia-se uma braseira com lume brando. Acreditava-se que desta maneira o sangue ficasse mais fluido e facilitasse o trabalho de parto.
- Outro exemplo destas roupas especiais chama-se Isidya, e ainda hoje é utilizada por alguns povos africanos. Este avental é confeccionado em pele de antílope e quando colocado sobre o ventre, é um sinal de dignidade. (e de falta de higiene? não?!)
MITO - (de um site brasileiro) É preciso passar bucha (o que raio é uma bucha???) nos mamilos para não racharem. Mas isso é muito antigo e causa dor. (e isso não lhes diz nada? Oh pah...) (Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras.)
MITO - A mulher grávida que tem azia, indica que o bebé vai nascer cabeludo. (Oh meu Deus! o filho da minha amiga S. vai nascer com RASTAS!!!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário